Seleção dos Entrevistados; Desenho das Entrevistas; Aplicação e Análise de Dados para avaliar as Representações Sociais dos Portugueses e os Consumos do Rural
Data de início: Dezembro de 2013
Duração: 5 meses
Descrição:
Na sequência dos resultados do questionário, obtidos na tarefa 4, nesta tarefa pretende-se aferir, duma forma mais aprofundada e através da aplicação de uma entrevista semi-estruturada, as representações sociais e as narrativas sobre o rural e a ruralidade, assim como a avaliação dos contextos rurais, produtos, estratégias e políticas públicas de desenvolvimento rural. O guião da entrevista assemelhar-se-á à estrutura do questionário, com o objetivo de identificar o imaginário rural dos portugueses através dos diferentes discursos e narrativas dos entrevistados, assim como descortinar as principais motivações e conteúdos subjacentes aos processos de procura e consumo das e nas áreas rurais.
A entrevista será aplicada a elementos considerados paradigmáticos entre aqueles que responderam ao questionário, identificados obtidos serão analisados através de análise quantitativa (principalmente análise de clusters) levada a cabo na tarefa anterior. Assim, serão identificados alguns elementos típicos da população inquirida, que serão entrevistados, respeitando – na medida do possível – as características definidas na amostra (por género, idade e região). Espera-se que sejam entrevistados 50 indivíduos.
Em linha com os tópicos incluídos no questionário, nestas entrevistas serão aprofundadas as procuras e consumos associadas a áreas rurais, incluindo questões relacionadas com a visita a áreas rurais e com as motivações e conteúdos dos diversos tipos de consumo. Para além disso, e tal como no questionário, algumas questões sobre constrangimentos e oportunidades, ligadas aos processos de consumo relativamente a diferentes atividades e produtos rurais, serão incluídas no guião da entrevista, assim como serão aferidas as perspetivas dos entrevistados sobre o futuro das áreas rurais.
Juntamente com os resultados das tarefas 2, 3 e 4, os dados relativos a certas variáveis serão sujeitos a representação cartográfica das geografias simbólicas do rural em Portugal, a ser realizada na tarefa seguinte. Para além disso, e, juntamente com os documentos de trabalho produzidos no contexto das três tarefas anteriores, os documentos de trabalho feitos no âmbito da tarefa 5 permitirão a integração global dos resultados do projeto através da sua comparação com toda a evidência empírica recolhida, a efetuar, também, na tarefa 6.