Tarefa 8

Disseminação dos Resultados

Data de início: Dezembro de 2014

Duração: 5 meses

Descrição:

Apesar de alguns dos resultados das tarefas anteriores serem apresentados em conferências e publicados em revistas científicas, a nível nacional e internacional, assim como no website do projeto, durante os três anos da sua execução, a última tarefa no âmbito do ‘Rural Matters’ será dedicada especificamente à elaboração dos outputs finais do projeto, assim como à disseminação dos seus principais resultados. Esta não será limitada à comunidade científica, mas incluirá também a divulgação dos principais resultados do ‘Rural Matters’ junto de diversos atores intervenientes no desenvolvimento rural, de agentes e organizações de turismo rural, assim como da sociedade em geral.

Um dos outputs desta tarefa será a organização, no início de Abril de 2015, de uma Conferência Internacional sobre os “Significados do Rural e da Ruralidade”, que contará com a presença de cientistas sociais da área dos estudos rurais, tanto portugueses como estrangeiros. A Conferência terá como objetivos divulgar os resultados principais do projeto, discuti-los com outros investigadores e stakeholders, e, também, estabelecer uma rede internacional com vista a futuras colaborações, designadamente em projetos de investigação.

Como referido na descrição da tarefa anterior, durante a Conferência, será entregue um documento formal aos representantes do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, contendo linhas orientadoras para o desenho e implementação de políticas e estratégias de desenvolvimento rural.

A Conferência será igualmente o lugar de eleição para o lançamento do documentário sobre as diversas visões e narrativas sobre o rural e a ruralidade em Portugal. Durante a Conferência será ainda apresentado o livro ‘Rural Matters’, contendo os principais resultados do projeto.

O documento com as linhas orientadoras, o documentário e o livro serão distribuídos, em formato digital, a escolas, câmaras municipais, centros de investigação, associações de desenvolvimento local, agentes de turismo rural, entre outros.