UTAD – CETRAD

O CETRAD está integrado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Foi criado a 2 de Maio de 2002 por investigadores do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão. É uma unidade de I&D na área das ciências sociais. Conta actualmente com 72 investigadores integrados (dos quais 42 são doutorados e 30 assistentes de investigação) e 17 investigadores associados (todos doutorados). Os membros efectivos do CETRAD são maioritariamente elementos do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão, caracterizando-se por uma grande diversidade ao nível da respectiva formação académica de base, destacando-se as áreas da antropologia, ciências agrárias, economia, gestão e sociologia. É de referir, contudo, que em 2009 houve um acréscimo substancial de membros provenientes de outras instituições, designadamente do ISMAI e Universidade do Porto. O perfil de especialização (doutoramento) dos investigadores estreita esta diversidade, mas mantém um largo espectro de interesses, competências e actividades I&D. É esta diversidade que alimenta e sustenta a investigação transdisciplinar em torno das questões do desenvolvimento territorial, social e empresarial, aplicada sobretudo em áreas periféricas, que define a originalidade do CETRAD.

Os objectivos centrais do CETRAD são: (1) incentivar a construção transdisciplinar de metodologias coerentes e inovadoras, e sua aplicação, na abordagem dos problemas do desenvolvimento económico, social, empresarial, regional e local; (2) promover a formação avançada na área das ciências do desenvolvimento; e (3) Colocar o seu conhecimento, criatividade e competências ao serviço da Comunidade.

(fonte)

Av. Almeida Lucena 1