Tarefa 3

Análise de Conteúdo de documentos relativos às Políticas e Estratégias de Desenvolvimento e Entrevistas a Atores-chave para avaliar as representações do Rural

Data de início: Agosto de 2012

Duração: 8 meses

Descrição:

A terceira tarefa do projeto será dedicada à análise de estratégias e políticas de desenvolvimento rural implementadas em Portugal desde o ano de 1986, usando técnicas de análise de conteúdo e ainda entrevistas semi-estruturadas a ser realizadas a actores-chave no campo das políticas de desenvolvimento rural.

Um dos principais objectivos desta tarefa é avaliar as medidas implementadas, assim como as representações, símbolos e dados usados e transmitidos através das políticas relacionadas com o rural. Como mencionado na descrição da segunda tarefa, a opção de analisar os últimos 25 anos está intrinsecamente ligada à adesão de Portugal à União Europeia em 1986 e à consequente implementação dos princípios e normas da Política Agrícola Comum e seus impactos nos territórios rurais. Paralelamente, pode afirmar-se que Portugal passou a ter uma política de desenvolvimento rural apenas após o ano de 1992, aquando da implementação de medidas agro-ambientais em Portugal e das mais recentes orientações europeias com vista a uma abordagem no campo das políticas de desenvolvimento rural mais territorial que sectorial (1997).

A análise das estratégias e políticas de desenvolvimento rural desde 1986 será suportada por uma revisão da literatura relacionada com as políticas e medidas tomadas em relação ao rural desde então. Paralelamente, serão também analisados os documentos europeus contendo as diretrizes para a aplicação de políticas relacionadas com o rural em Portugal, de forma a contextualizar a execução e o discurso oficial português sobre o assunto.

Para além disso, serão aplicadas entrevistas semi-estruturadas a figuras importantes no âmbito do desenvolvimento rural desde 1986, tais como antigos ministros e secretários de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, de forma a reconstruir a história do desenvolvimento rural em Portugal, assim como as principais orientações e motivações que as nortearam. As entrevistas também têm como objectivo aferir as principais representações e imagens associadas ao rural e à ruralidade em diferentes períodos temporais e sob diferentes governos de diferentes ideologias. Os dados obtidos nas entrevistas serão, também, sujeitos à análise de conteúdo e posteriormente comparados com os dados obtidos através da análise de  dos documentos.

Estes procedimentos, juntamente com a revisão da literatura relevante sobre transformações na sociedade e na economia portuguesa durante as últimas duas décadas e meia, permitirão perceber os pressupostos subjacentes às políticas levadas a cabo e às representações, estratégias e instrumentos dominantes relacionados com o desenvolvimento das áreas rurais. Tanto a segunda como a terceira tarefa serão desenvolvidas durante o mesmo período de tempo de forma interactiva. Um documento de trabalho será produzido no fim desta tarefa, englobando os resultados obtidos através das análises de conteúdo das entrevistas e dos documentos. Juntamente com os documentos de trabalho resultantes das duas primeiras tarefas, este relatório terá uma relevância fundamental para o desenvolvimento das tarefas 4 e 5, particularmente no desenho dos guiões do  questionário e das entrevistas e na análise de dados. Tal como na tarefa anterior, os resultados obtidos nesta tarefa serão extremamente relevantes na análise comparativa dos dados empíricos e na integração global dos resultados, a ter lugar na tarefa 6, juntamente com a representação cartográfica das geografias simbólicas do rural em Portugal.