Definição da Amostra; Desenho do Questionário e Aplicação a Nível Nacional e Análise de Dados para avaliar as Representações Sociais dos Portugueses e os Consumos do Rural
Data de início: Fevereiro de 2013
Duração: 11 meses
Descrição:
Esta tarefa tem como objectivos aferir o imaginário do rural dos portugueses, assim como as principais motivações e conteúdos subjacentes aos processos de procura e consumo das áreas rurais. Para alcançar estes objectivos, será desenhado e aplicado um inquérito por questionário a uma amostra representativa da população portuguesa com mais de 15 anos de idade.
Esta tarefa terá início com a definição da amostra, usando métodos de amostragem estratificada. Espera-se que cerca de 2000 pessoas sejam inquiridas.
O questionário será esboçado com base nas contribuições recolhidas nas tarefas 1, 2 e 3, para identificar diferentes representações sociais da ruralidade, assim como as diversas motivações que moldam a procura e o consumo de/nas áreas rurais. O questionário será dividido, assim, nas seguintes seções:
- Caracterização dos indivíduos, que inclui, entre outros, dados socioeconómicos, lugar de nascimento e residência e trajetórias profissionais e de vida.
- Representações sobre o rural e a ruralidade, integrando questões que têm como objectivo identificar as principais influências e fontes de imagens, narrativas e perceções, assim como as próprias imagens, perceções e narrativas e seu conteúdo. nesta parte colocar-se-ão ainda questões relativas à avaliação dos contextos rurais, dos produtos e das estatégias e políticas públicas de desenvolvimento.
- Procuras e consumos relativos às áreas rurais, incluindo questões sobre visitas a áreas rurais, as motivações e os conteúdos dos vários tipos de consumos (por exemplo, atividades de turismo e lazer, produtos agro-alimentares, outras produções rurais, atividades e relações ligadas ao emprego e à atividade económica, elementos naturais e ambientais, etc.). Para além disso, serão também feitas questões sobre limitações e oportunidades dos processos de consumo tendo em conta diferentes atividades e produtos rurais.
- Representações sobre o futuro desenvolvimento das áreas rurais e correspondentes aspectos valorizados.
Os dados obtidos a partir das respostas ao questionário serão escrutinados usando técnicas de análise estatística uni e multivariada, tais como análise factorial, de clusters e de regressão.
No âmbito desta tarefa será produzido um documento de trabalho, sintetizando os resultados encontrados considerados fundamentais para o desenho do guião das entrevistas, para a seleção dos indivíduos que serão entrevistados na quinta tarefa, assim como para a terceira fase do projeto.
Juntamente com os documentos de trabalho produzidos no âmbito das tarefas 2 e 3, o documento relativo à tarefa 4 permitirá a integração global dos resultados do projeto através da comparação com conhecimento empírico, que terá lugar na tarefa 6. Alguns dados de variáveis a selecionar, juntamente com alguns resultados das duas tarefas anteriores e com os da tarefa seguinte, serão sujeitos a representação cartográfica do imaginário rural português.