Tarefa 1

Revisão da Literatura e refinamento do quadro conceptual

Data de início: Maio de 2012

Duração: 5 meses

Descrição:

O principal objetivo desta tarefa é estabelecer um enquadramento teórico adequado e actualizado de modo a cumprir os principais objetivos do projeto, e, em particular, desenvolver uma correcta operacionalização dos principais conceitos que se lhe encontram subjacentes. Esta tarefa consiste, então, na revisão da mais recente literatura nas áreas das representações sociais, procura, consumos e estratégias e políticas de desenvolvimento no âmbito dos territórios rurais e da(s) ruralidade(s), dando particular atenção à literatura relacionada com a recolha de dados empíricos em países ocidentais acerca dos vários tópicos em análise.

A definição dos conceitos-chave, assim como a sua operacionalização (isto é, a sua divisão em variáveis e indicadores) e o correto enquadramento teórico será o principal resultado desta tarefa. Um documento de trabalho contendo as descobertas mais recentes publicadas na literatura, assim como uma lista de variáveis e correspondentes indicadores derivados dos conceitos-chave acima mencionados será, também, um relevante resultado da tarefa 1.

O documento de trabalho produzido no âmbito desta tarefa será de primordial importância para o desempenho das tarefas 2, 3, 4 e 5, fornecendo o enquadramento e conhecimento-base necessários à construção dos instrumentos de pesquisa e definição de técnicas a aplicar na recolha e análise dos dados empíricos. O primeiro marco do projeto deriva, precisamente, dos resultados desta tarefa e irá contribuir, através da operacionalização dos conceitos, as variáveis e indicadores a ser usados para a elaboração dos guiões do inquérito por questionário e das entrevistas semi-estruturadas e definir o enquadramento e categorias a ser usadas na análise de conteúdo.