«RURAL MATTERS – Significados do Rural em Portugal: Entre as representações sociais, os consumos e as estratégias de desenvolvimento» é um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (referência FCT: PTDC/CS-GEO/117967/2010) e pelo FEDER (POFC/QREN) (referência COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-019872).
Conferência Internacional Meanings of the Rural – between social representations, consumptions and rural development strategies
Conferência Internacional
Meanings of the Rural – between social representations, consumptions and rural development strategies
Terceira Conferência Internacional em Planeamento Regional e Urbano
Conferência Internacional do Projeto Rural Matters
IX Encontro Nacional de Planeadores do Território (ENPLANT)
Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro
28 e 29 de setembro de 2015
Em toda a Europa e particularmente em Portugal, as últimas décadas podem ser caracterizadas por mudanças profundas nos territórios rurais, em que as atividades agrícolas se alteraram radicalmente, tanto devido às dinâmicas de intensificação e industrialização, como aos processos de abandono e perda de relevância social e económica dessas atividades.
As consequências destes processos são diversas segundo os países e regiões, tendo em conta o papel que os territórios rurais desempenham em termos económicos e sociais. Em muitos destes territórios as mudanças observadas conduziram à sua passagem de espaços produtores de alimentos a lugares de consumo.
Estas dinâmicas podem ser compreendidas como causas e consequências dos atuais processos de reconfiguração das áreas rurais, representando simultaneamente constrangimentos e oportunidades. Uma das principais consequências é, no entanto, o crescente entendimento do rural como espaço multifuncional combinando as atividades e produções agrícolas e florestais com as funções de proteção ambiental, de preservação das tradições culturais e de promoção e desenvolvimento de atividades de turismo e lazer. Estas novas funções relacionam-se igualmente com a redefinição do rural e da ruralidade nas representações sociais e institucionais, induzindo também novas procuras e consumos, novas relações rural-urbano, assim como a necessidade de reajustamento das políticas e estratégias de desenvolvimento rural.
A Conferência Internacional ‘Meanings of the Rural – between social representations, consumptions and rural development strategies’ que decorrerá no DCSP da Universidade de Aveiro, entre 28 e 29 de setembro de 2015, procurará analisar e debater, a partir de perspetivas teóricas e metodólogicas multidisciplinares, os significados do rural nas sociedades contemporâneas, desvendando diferentes representações sociais, diversas procuras e práticas de consumo, assim como as principais orientações políticas relativamente ao desenvolvimento dos territórios rurais.
Para esta análise e debate são convidados especialistas de renome internacional e nacional, como Keith Halfacree, Maria Jesus Rivera, Frank Moulaert, Fernando Oliveira Baptista, Eduardo Anselmo Castro e Elisabete Figueiredo. A conferência conta ainda com comunicações de mais de 50 participantes, provenientes de mais de 10 países.
A conferência integrará ainda, no primeiro dia, uma sessão especial, em Português, sobre os desafios colocados à atividade de planeamento pelos territórios rurais, que constituirá o IX ENPLANT, e que contará com a presença de Álvaro Domingues, António Manuel Figueiredo e Jorge Carvalho.
Durante a conferência e até dia 10 de outubro de 2015, estará patente a exposição fotográfica ‘Rural Moments’ , do fotógrafo humanista Rui Pires, premiado internacionalmente, na Galeria da Livraria da Universidade de Aveiro.
Será ainda lançado e debatido, no segundo dia da conferência, numa sessão em Português, o documentário ‘Vozes e Olhares sobre o Rural’, realizado por Daniel Amaral, aluno do Mestrado em Comunicação e Multimédia da Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto ‘Rural Matters’.
Está ainda a decorrer, até 19 de setembro, o concurso de fotografia ‘Significados do Rural em Portugal’, cuja entrega de prémios aos vencedores se fará durante o jantar da conferência.
Informações detalhadas sobre o programa da conferência podem ser consultadas em http://meaningsoftherural.web.ua.pt/
Elisabete Figueiredo eleita para a Comissão Executiva da European Society for Rural Sociology (ESRS)
No passado dia 18 de agosto de 2015, por ocasião do XXVI Congresso da ESRS, em Aberdeen, Reino Unido, Elisabete Figueiredo, docente e investigadora da Universidade de Aveiro, foi eleita como membro da Comissão Executiva desta Sociedade.
A ESRS foi fundada em 1957 e é atualmente, com 58 anos, a única associação europeia que congrega cientistas sociais (europeus e não europeus) no estudo da agricultura e pescas, produção e consumo de alimentos, desenvolvimento rural, transformações do rural, ruralidade e heranças culturais, igualdades e desigualdades nas sociedades rurais, assim como no estudo da natureza e proteção ambiental em meio rural.
Os principais objetivos da ESRS são:
- O estímulo e a promoção do desenvolvimento da sociologia rural
- O estímulo e aprofundamento de relações entre os sociólogos e outros cientistas sociais com interesse nas questões rurais
- A promoção da cooperação internacional e a troca de informação e experiência no domínio da investigação em sociologia rural
- Constituir um fórum de discussão, na Europa, acerca das transformações das sociedades rurais
- Encorajar a formação de jovens cientistas sociais no domínio das questões rurais.
Elisabete Figueiredo é membro da ESRS desde 2003 e é atualmente membro do Research Study Group sobre a Europa do Sul e Mediterrânica. A sua nomeação e eleição para a Comissão Executiva da ESRS relacionou-se com a sua intenção de contribuir para a promoção da visibilidade dos problemas, especificidades e investigação relacionados com as áreas rurais do Sul da Europa, particularmente com o aumento da consciencialização dos efeitos da crise económico-financeira nestes territórios.
Foram igualmente eleitos para a Comissão Executiva da ESRS, Sally Shorthall (Universidade de Queens, Belfast, Reino Unido), como presidente; Talis Tisenkopfs (Universidade de Riga, Letónia), como vice-presidente e Pierluigi Milone (Universidade de Perugia, Itália), Maria Jesus Rivera (Universidade do País Basco, Espanha) e Lee-Ann Sutherland (Instituto James Hutton, Escócia, Reino Unido), também como membros daquela Comissão.
Aberto o Call for Abstracts para o XIV Congresso Mundial de Sociologia Rural 2016
A Associação Internacional de Sociologia Rural (International Rural Sociology Association – IRSA) irá organizar, de 10 a 14 de agosto de 2016, o XIV Congresso Mundial de Sociologia Rural, a ter lugar na Ryerson University em Toronto, Canadá, com o tema ‘Sustainable and Just Rural Transitions: Complexities and Connections’.
O call for abstracts está aberto até dia 1 de novembro de 2015 e estes podem ser submetidos a uma das 70 sessões.
Chamamos a atenção, em particular, para a sessão 28 – ‘Rurality in the eye of the (urban) beholder? (Re)constructing rurality through urban imaginaries’ – e a sessão 29 – ‘Beyond the gaze of the tourist- what does rural tourism leave for local communities?’ – coorganizadas por Elisabete Figueiredo (Universidade de Aveiro) e Pavel Pospech (Masaryk University, República Checa).
Toda a informação acerca do XIV Congresso Mundial de Sociologia Rural, assim como as orientações para submissão dos resumos está disponível aqui.